Trabalho autárquico<br>em Moura é positivo
O balanço do primeiro ano de mandato autárquico e as perspectivas do trabalho futuro estiveram no centro da agenda do Encontro Concelhio de Moura da CDU. Meia centena de eleitos e outros activistas de todas as freguesias participaram da reunião, no sábado, que decorreu na Adega da Mantana, na cidade de Moura.
Os intervenientes denunciaram com firmeza os continuados ataques dos sucessivos governos ao Poder Local democrático, que se traduzem quer no persistente desvio de verbas destinadas aos municípios e às freguesias quer nos crescentes constrangimentos à autonomia administrativa e financeira das autarquias.
O balanço do primeiro ano do mandato autárquico no concelho de Moura foi, apesar das dificuldades, considerado muito positivo pelos eleitos da CDU. Intervieram no debate o presidente da Câmara Municipal, presidentes de juntas de freguesia e outros eleitos e responsáveis de freguesias e da Assembleia Municipal.
Durante o encontro sublinhou-se a importância de manter a prática dos permanentes contactos dos eleitos nos diferentes órgãos autárquicos com os trabalhadores e a população, bem como a necessidade de reforçar a divulgação dos projectos, das obras e das acções da responsabilidade da CDU, nas autarquias em que está em maioria, bem como de melhorar o trabalho quando em minoria.
Em relação a 2014, destacou-se as intervenções entretanto concluídas – como o edifício dos Quartéis, em Moura, a escola de Santo Aleixo da Restauração e a instalação na aldeia da sede da empresa Herdade da Contenda e de uma delegação camarária – e elencou-se os investimentos em curso em Moura, Amareleja, Sobral da Adiça e Estrela.
Quanto a perspectivas para 2015, o Encontro Concelhio de Moura da CDU chamou a atenção para as crescentes dificuldades financeiras que o município e as freguesias vão enfrentar, ainda que haja a convicção de que, com trabalho, honestidade e competência, será possível ultrapassar as dificuldades e continuar a contribuir para a melhoria das condições de vida dos trabalhadores e do povo.
O Encontro Concelhio de Moura da CDU terminou em fraterno convívio à volta da mesa, onde não faltou queijo de ovelha, vinhos do concelho e outros produtos regionais alentejanos de qualidade.