Trabalho autárquico<br>em Moura é positivo

O balanço do primeiro ano de mandato autárquico e as perspectivas do trabalho futuro estiveram no centro da agenda do Encontro Concelhio de Moura da CDU. Meia centena de eleitos e outros activistas de todas as freguesias participaram da reunião, no sábado, que decorreu na Adega da Mantana, na cidade de Moura.

Os intervenientes denunciaram com firmeza os continuados ataques dos sucessivos governos ao Poder Local democrático, que se traduzem quer no persistente desvio de verbas destinadas aos municípios e às freguesias quer nos crescentes constrangimentos à autonomia administrativa e financeira das autarquias.

O balanço do primeiro ano do mandato autárquico no concelho de Moura foi, apesar das dificuldades, considerado muito positivo pelos eleitos da CDU. Intervieram no debate o presidente da Câmara Municipal, presidentes de juntas de freguesia e outros eleitos e responsáveis de freguesias e da Assembleia Municipal.

Durante o encontro sublinhou-se a importância de manter a prática dos permanentes contactos dos eleitos nos diferentes órgãos autárquicos com os trabalhadores e a população, bem como a necessidade de reforçar a divulgação dos projectos, das obras e das acções da responsabilidade da CDU, nas autarquias em que está em maioria, bem como de melhorar o trabalho quando em minoria.

Em relação a 2014, destacou-se as intervenções entretanto concluídas – como o edifício dos Quartéis, em Moura, a escola de Santo Aleixo da Restauração e a instalação na aldeia da sede da empresa Herdade da Contenda e de uma delegação camarária – e elencou-se os investimentos em curso em Moura, Amareleja, Sobral da Adiça e Estrela.

Quanto a perspectivas para 2015, o Encontro Concelhio de Moura da CDU chamou a atenção para as crescentes dificuldades financeiras que o município e as freguesias vão enfrentar, ainda que haja a convicção de que, com trabalho, honestidade e competência, será possível ultrapassar as dificuldades e continuar a contribuir para a melhoria das condições de vida dos trabalhadores e do povo.

O Encontro Concelhio de Moura da CDU terminou em fraterno convívio à volta da mesa, onde não faltou queijo de ovelha, vinhos do concelho e outros produtos regionais alentejanos de qualidade.




Mais artigos de: Nacional

«A Urgência de Lutar por Abril»

Sob o lema «Pelos Direitos e a Dignidade das Mulheres – A Urgência de Lutar por Abril», teve lugar, sábado, 25, no Fórum Lisboa, o 9.º Congresso do Movimento Democrático de Mulheres (MDM), realizado num contexto político, económico e social marcado por profundos retrocessos, pela acentuação das desigualdades, da exploração, da injustiça e exclusão sociais e de outras violências, em que as mulheres são particularmente atingidas.

Câmara recupera credibilidade

O executivo da Câmara de Loures assinalou o primeiro ano de mandato com uma conferência de imprensa, na qual foram apresentadas as principais medidas tomadas nos últimos 12 meses. «Ao fim de um ano de mandato, podemos dizer que há um ganho, que não se...

Gestão incompetente

Fazendo o «balanço de um ano de mandato da actual maioria PS», a CDU de Torres Novas alertou para as «consequências desastrosas» que a mesma trouxe, «num caminho absolutamente errado».

Grande dia de luta

No dia 23 de Outubro os estudantes do Ensino Básico e Secundário realizaram, um pouco por todo o País, um grande dia de luta, nas escolas e nas ruas. Estes protestos – que ocorreram em forma de manifestações ou de apitões à porta das...

Oposição eficaz

Em Matosinhos, José Pedro Rodrigues, vereador da CDU com o pelouro da Mobilidade e Transportes, considerou que um ano de mandato comprova «o melhor de dois mundos», de fazer oposição e resolver os problemas dos cidadãos no executivo. «É uma obrigação...

Fora de embrulhadas no Porto

Um ano passado desde a tomada de posse das assembleias e juntas de freguesia da cidade do Porto, resultantes das eleições autárquicas de 29 de Setembro de 2013, a CDU fez um balanço da actividade destes importantes órgãos de base do Poder Local democrático. Em...

CDU marca a diferença<br>em Valongo

Nas últimas eleições autárquicas, a CDU obteve uma importante vitória eleitoral em Valongo, sendo a força política que mais subiu, tendo aumentado em 80 por cento a sua percentagem para a Câmara Municipal [elegendo um vereador], e 63 por cento para a Assembleia...